out

19
responsivo-_virgulinas

Site responsivo: por que isso agora é tão importante?

Estamos todos conectados o tempo todo. Ao acordar, checamos o email no smarphone. No caminho para o trabalho, lemos as notícias pelo tablet. Compramos, consumimos entretenimento, escolhemos escolas, médico, prestadores de serviço… enfim, grande parte de nossa vida é passada em telas. Telas estas que cada vez assumem novos tamanhos e resoluções. Como fazer com que um site se adapte à nossa rotina em múltiplas telas?

Esse é o desafio que as empresas vêm enfrentando desde que aderimos à navegação em pequenas telas, ou melhor: passamos a navegar em todas elas – de SmartTVs a Smartphones. O design responsivo surgiu como resposta a esse desafio e hoje entenderemos porque ele é crucial para a relevância de sua empresa na rede.

Design responsivo: o que é isso?

Um site produzido com um design responsivo se adapta a qualquer tipo de tela, sem perder a qualidade ou cortar informações. Simples assim. Essa noção veio para substituir a necessidade da criação de dois sites diferentes, como ocorria logo que surgiram os primeiros smartphones. Com a combinação de códigos específicos com o uso de um layout fluido, hoje é possível construir um só site que funcione perfeitamente, independente do dispositivo em que for aberto.

Experiência do usuário em primeiro lugar

O objetivo de um site responsivo é otimizar a navegação, privilegiando a experiência positiva do usuário, esteja ele usando a plataforma que lhe convier. Experimente abrir um site em seu smartphone e encontrar uma página travada, onde o acesso aos menus é difícil, o conteúdo se perde em cortes e as imagens não abrem direito. Você obviamente não vai querer perder mais do que um minuto em um site assim.

Em 2015, o Google alterou seus parâmetros de ranqueamento e os sites não responsivos perderam consideravelmente a relevância nas pesquisas. Um site que não funciona bem fora do desktop e ainda por cima não está bem posicionado no Google. O que isso significa? Prejuízo.

Adaptar é preciso

Se adaptar ao design responsivo é imprescindível. Todo o poder está nas mãos do usuário. Ele escolhe como vai navegar, de onde vai navegar e vai escolher visitar as páginas que lhe proporcionarem um uso satisfatório e agradável. E aos sites que não se adaptarem, está o limbo das últimas páginas do Google.

Navegue por alguns sites responsivos desenvolvidos pela nossa equipe:

?Rádio 93FM 93fm.radio.br 
?Quality qualityts.com.br
Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) ammp.org.br