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Criação de marca

FORTALECER E POSICIONAR A SUA MARCA NA WEB

O maior desafio de uma instituição ou empresa é encontrar os meios e a linguagem adequada para comunicar com o público-alvo de forma efetiva. Alcançar sucesso na interlocução com os clientes e converter a sua comunicação em vendas é o resultado deste trabalho. Uma boa marca é o ponto de partida. Mas sozinha não é suficiente. Especialmente neste momento, em que o auge da comunicação é pautado pela conversão de cliques e hiperlinks em diferentes plataformas, como site, redes sociais, newsletter, apps e muito mais.

 

Se você ficou um pouco perdido neste assunto, a Virgulinas Comunicação te convida a ler esta matéria para entender mais sobre as tendências da comunicação e preparar a sua empresa para esta nova fase.

 

O ponto de partida é o fortalecimento da marca. Uma marca bem posicionada e conhecida entre o seu público-alvo é o início de uma relação de confiança e reciprocidade. O design tem papel fundamental na criação de uma imagem, para que seja de leitura simples e fácil assimilação. Mas, antes de partir para o design, é preciso conhecer com profundidade a imagem e a reputação da instituição, os valores intrínsecos à marca e os planos para o futuro. Com a análise dos dados obtidos e um planejamento multidisciplinar é possível partir para a criação com clareza do objetivo e do resultado que deve ser alcançado.

 

Outra aliada na construção da imagem da sua empresa é a rede social. As redes são canais de comunicação de mão-dupla, que estreitam o relacionamento entre a instituição e as pessoas, valorizando-as e agregando conceitos como: transparência, dinamismo, agilidade, modernidade e relevância. Além disso, as redes sociais são uma ótima opção para quem procura equilibrar também a relação custo-benefício.

 

Mas, atenção! É preciso seguir algumas regras para ter sucesso nas redes sociais. Da mesma forma que uma rede dinâmica contribui para a construção de valores positivos para a marca, um canal estático e sem atualização ou conteúdo relevante gera uma impressão extremamente negativa.

 

Interatividade

 

O site é a engrenagem central da comunicação digital. É preciso estar atento às inovações da tecnologia web e acompanhá-las. Por exemplo: recentemente uma mudança nos mecanismos de busca do Google passou a priorizar os sites que se adaptam às telas dos dispositivos móveis para proporcionar a melhor leitura para o internauta, chamados em linguagem técnica de sites responsivos. Aqueles sites que não se adaptarem a esta nova regra terão grande dificuldade de aparecer nos resultados das buscas. A Virgulinas se adapta rapidamente às mudanças tecnológicas e conceituais. Por isso, nossos projetos recentes já são obrigatoriamente responsivos, ou seja, proporcionam a melhor leitura, seja no computador, tablet ou smartphone.

 

Outra ação importante é manter o site atualizado com conteúdo próprio e relevante para o seu público-alvo. Além de utilizar palavras-chaves estratégicas para otimizar o site nos motores de buscas na internet. Lembre-se: seu visitante não vai gostar de encontrar conteúdo desatualizado e velho. Além de não voltar, vai ficar com aquela imagem de desorganização, falta de conhecimento e de dinamismo.

 

A newsletter ou informativo eletrônico não poderia ficar de fora da estrutura de comunicação web essencial para o sucesso da sua empresa. Ela proporciona uma relação duradoura ao oferecer conteúdo periódico e personalizado para cada membro da sua comunidade. Uma ferramenta ideal para alavancar a visitação em seu site e estreitar ainda mais o relacionamento com seus contatos.

 

Hoje é possível cruzar dados e enviar mensagens de forma muito assertiva. Porém, a newsletter tem parâmetros rígidos criados para reduzir ao máximo o número de spams que circulam pela internet. A Virgulinas segue a risca as melhores práticas para a construção do layout, programação e envio do informativo. Além disso, faz a análise sistemática das listas de contatos para evitar ao máximo o envio de e-mails não desejados, preservando a qualidade dos envios e a boa relação entre a marca e seus leitores.

 

Comparada a outras mídias, o e-mail tem um excelente custo-benefício. A Virgulinas tem alcançado taxas de visualização em torno de 23% a 30% por mensagem enviada. Índices proporcionalmente superiores aos alcançados em comerciais de TV e outdoor. Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece no volátil campo da comunicação.

 

Mas, quando é preciso ir além dos recursos mais tradicionais da comunicação digital e investir em um aplicativo ou criar um campanha integrada utilizando anúncios, outdoors, tv, rádio… de forma a criar uma estratégia transversal de comunicação? Na próxima matéria abordaremos o tema crossmedia e vamos continuar refletindo sobre como explorar ao máximo a comunicação das instituições para gerar os resultados planejados. Acompanhe!