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Planejamento de marketing: 5 razões para reconhecer sua importância

Planejamento de marketing: 5 razões para reconhecer sua importância

A comunicação mudou muito nos últimos vinte anos. Com o poder de escolha sobre o que consumir transferido para as mãos do próprio consumidor, a dinâmica da publicidade ganhou novas variáveis. E, para complicar, a alta velocidade na qual os cenários e comportamentos se alteram, regidos pelo vigor da era digital, parece impossível se manter atualizado.  [Falamos disso aqui!] Mas então, como sustentar um marketing assertivo e atualizado?

Através de planejamento. Organização, pesquisa e pensamento estratégico dão vida ao plano de marketing, um instrumento de importância crucial para o sucesso de um negócio. Sua definição é simples: trata-se do planejamento das ações de marketing dessa empresa. Ainda não está convencido de sua importância? Então confira cinco razões para fazer o plano de marketing de sua empresa agora.

1- Ele te permitirá conhecer o mercado e seu público alvo com propriedade

Todo o embasamento da construção de ações de marketing é derivado de extensa pesquisa sobre o mercado e sobre o público que uma empresa pretende alcançar. No caso dos públicos, por exemplo, a pesquisa envolvida no plano de marketing permite o planejamento de ações de acordo com as necessidades e anseios do público específico dessa empresa. Por que isso é importante? A fidelização do cliente é consequência de ter suas necessidades atendidas com eficácia e cuidado.

2- Colocar objetivos e metas claras no papel auxilia na eficácia da comunicação

Uma parte importante do planejamento é o estabelecimento de metas e objetivos para todas e cada uma das ações presentes no plano. Metas – claras e verossímeis – motivam e estabelecem um compromisso da equipe para com o plano de marketing e seu resultado, o que contribui diretamente para o sucesso das ações.

3- O planejamento auxilia na distribuição otimizada das tarefas

Otimização é uma palavra bastante usada quando falamos em marketing digital – e não é à toa. Para aumentar a eficácia da comunicação, é necessário que tudo – ferramentas, plano e equipe – funcione em todo seu potencial. Ao apostar no planejamento de marketing, a esquematização proporcionada por um cronograma de ações permite uma organização estratégica do fluxo de trabalho, o que otimiza a produção e potencializa os resultados obtidos.

4- Permite a otimização no uso das ferramentas de marketing digital disponíveis

Mais uma vez, a otimização é o caminho. Um bom planejamento irá compreender toda a realidade de uma empresa, o que permitirá o uso objetivo e eficaz de cada ferramenta – das redes sociais ao marketing de conteúdo – de modo que a comunicação vá de encontro às necessidades do público desta empresa.

5- Monitore resultados e altere o plano a qualquer momento

Por último, mas não menos importante, o planejamento de marketing é um instrumento de grande flexibilidade. Com as possibilidades amplas de monitoramento, através do acompanhamento de métricas e do alcance das ações, é possível, a qualquer ponto do processo, identificar rapidamente erros e corrigi-los em igual velocidade – algo impensável, há vinte anos atrás.

Para acompanhar o ritmo pulsante da comunicação na era digital, é preciso pensar em um planejamento de marketing, o quanto antes. Se você se interessou pelo conteúdo, fique atento ao blog da Virgulinas; se você se interessou pela ideia de um bom plano de marketing, faça contato com a gente! 😉