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Você tem um bom site e não aparece nas buscas do Google?

Se você respondeu “sim” para a pergunta acima do título deste post, precisamos falar sobre os parâmetros de indexação do Google. Atualmente não se compra um produto ou se adquire um serviço sem antes consultar o “grande oráculo” do Google. De supermercados a hotelaria, não tem como fugir: o perfil do consumidor mudou, e isso significa que o sucesso de uma empresa está atrelado não apenas a uma presença online, mas a uma presença bem posicionada nos mecanismos de busca.

Mas afinal, como é que se ganha relevância na rede? Calma, não é tão difícil quanto parece. Os buscadores desenvolveram uma série de parâmetros para definir onde seu site aparece quando uma pesquisa é feita. O Google, por exemplo, usa mais de 200 deles. Hoje mostraremos aqui cinco parâmetros que ajudarão a melhorar seu posicionamento nos sites de busca.

1- Produza conteúdo

O blog é sua melhor ferramenta. Uma das formas mais eficazes de posicionar seu site no topo das buscas orgânicas é atualizando-o com frequência. Não se esqueça: é importante que o conteúdo produzido tenha qualidade, seja bem escrito, que exprima autoridade no assunto abordado e que, principalmente, seja relevante para o usuário.

2- Pesquise palavras-chave

Hoje o uso de palavras-chave se tornou uma tarefa que exige muito cuidado, já que o exagero  pode tirar seu site dos mecanismos de buscas. É preciso usá-las com naturalidade ao longo dos textos e com moderação. A dica é pesquisar bastante e escolher aquelas que interessem diretamente a seu público.

3- Use URLs amigáveis

Ao introduzir uma nova postagem em seu site, você tem a opção de customizar a URL deste post. Use-á! Sua URL deve dizer ao leitor e ao buscador do que aquela postagem se trata, sem números aleatórios e símbolos, como aconteceria se a URL fosse gerada automaticamente. Veja um exemplo: http://www.virgulinas.com.br/radio-93fm/.

4- Pense na Arquitetura da Informação

Um site bem organizado ganha mais relevância dentro dos buscadores. E não tem mistério: a arquitetura da informação é simplesmente planejar seu site, organizando seu conteúdo de modo que a navegação seja simples e intuitiva. Um bom site tem um design que favorece a usabilidade, onde o usuário encontra o que procura com facilidade.

5- Conexão com redes sociais

Conectar seu site com redes sociais como Google+ e Facebook é essencial para gerar tráfego e, consequentemente, melhorar seu posicionamento nos buscadores. Um botão de compartilhamento aliado a produção de conteúdo relevante é uma forma simples de espalhar sua marca espontaneamente. E sim, o número de curtidas e compartilhamentos é um fator de ranqueamento nas pesquisas.

Viu? Ter uma boa posição na busca orgânica de mecanismos de pesquisa não é um grande mistério. Continue ligado no blog da Virgulinas para mais conteúdos que te ajudarão a otimizar a presença de sua empresa na rede!