jan

26
nuvem-de-palavras

NUVEM DE PALAVRAS: DO ENTRETENIMENTO AO MARKETING DIGITAL

Ultrapassando a marca de 1,49 bilhão de usuários, hoje sabemos que o Facebook é a maior rede social do mundo. Tudo que chega no site vira febre, e há alguns meses observamos uma tendência que foi nova por lá, mas que já era ferramenta essencial utilizada pela Virgulinas e pelo mercado da comunicação digital em geral: a nuvem de palavras.

O aplicativo, otimizado pelo site de conteúdo mobile Vonvon, mostrava quais as palavras mais utilizadas pelos usuários na rede e tinha como fim principal o entretenimento. Mas no meio da comunicação, a tática já é parte intrínseca do marketing digital, análise de Big Data e prática de SEO.

Nuvem de palavras, word cloud ou tag cloud, estes gráficos são facilmente criados em sites gratuitos na internet, como o Wordle,  Wordcounter, Tagxedo, entre outros. A imagem formada é um apanhado de todos os principais termos que podem ser coletadas em um texto ou na web, através de hashtags e palavras-chave sobre quaisquer assuntos analisados. Quanto maior o destaque dado a uma palavra, maior sua relevância no contexto no qual está inserido.

Para o marketing digital, a técnica permite que se entenda quais os assuntos mais relevantes para o cliente específico, dando um direcionamento para as ações que serão desenvolvidas. No meio, utilizamos o termo nuvem de palavras especificamente para nos referirmos à analise efetuada em textos, enquanto sua variável tag cloud faz menção ao uso de tags, ou seja, vocábulos utilizados com fins de organização, classificação e identificação de categorias.

É neste último tipo que entra o conceito de SEO, Search Engine Optimization, ou otimização de ferramentas de busca. Este tipo de marketing foca suas atenções nos sites de busca, que são hoje as principais fontes de informação – sua empresa será esquecida se não tiver um bom alcance no Google. Assim, os profissionais que se especializam nesta área têm como principal função tornar seus clientes e seu conteúdo online – site, redes sociais – amigáveis aos buscadores. Descobrir quais os termos de busca que influenciarão este encontro é fundamental, daí a necessidade de se utilizar as nuvens de tags.

Mexer com dados na internet envolve redução

Em um local com uma quantidade de dados tão enorme e expansível quanto a internet, o comunicador que pretende fazer o melhor uso deste conteúdo deve se ater à redução. O Big Data trabalha justamente com este conceito, fazendo uso de gráficos de palavras para reduzir o tráfego monumental de informações online a um nível tragável para quem o manusear.

As palavras-chave utilizadas pelos usuários no Facebook podem ser muito bem aproveitadas em ações de marketing digital pelo profissional atento. A ferramenta do site Vonvon, que fez sucesso recentemente, foi desenvolvida com fins de entretenimento, como mencionado anteriormente. Há outras ferramentas que fazem trabalho similar e possibilitam análise completa dos dados e palavras coletados.

A nuvem de palavras está substituindo os tradicionais gráficos, pois são absorvidos mais facilmente. A mensagem é transmitida de forma instintiva e agiliza o processo, pois a palavra é ao mesmo tempo o objeto medido e aquele que faz as relações do que estamos medindo.

Conte com a Virgulinas para criar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio e produzir conteúdo relevante para ele, engajando seu público-alvo e gerando leads.

Fonte: Tecmundo, Mais WebMarketing, Tarcízio Silva, SEO Marketing