jan

12
Verde, que te quero Greenery: a cor de 2017

Verde, que te quero Greenery: a cor de 2017

Quem atua ou aprecia as áreas do design, já sabe o que esperar ansiosamente ao final de cada ano: o famigerado anúncio da Pantone coroando a cor que ditará as tendências para os próximos doze meses. A prática adotada pela empresa já completa seu décimo oitavo aniversário e tem provado sua assertividade a cada cor escolhida. Depois de um 2016 rosa quartzo e azul tranquilidade, teremos um 2017 – rufem os tambores – Greenery!

A cor 15-0343 da Escala Pantone apresenta um tom verde-amarelado e já vem dando pinta em passarelas e criações gráficas desde sua “coroação”, no começo de dezembro de 2016.

Mas afinal, como é selecionada a cor do ano?

A escolha da Pantone passa longe de ser aleatória. Uma extensa pesquisa envolvendo viagens internacionais e reuniões de equipe é desenvolvida ao longo do ano. Os pesquisadores do Pantone Color Institute buscam exaustivamente referências relacionadas à cultura global, a acontecimentos e tendências comportamentais ao redor do mundo e, com os resultados de suas buscas de campo, traçam um panorama que, em última instância, ganha sua tradução colorida.

É poético e é poderoso, sim. A escolha da Pantone tem bastante peso de influência sob as criações daquele ano, da moda ao design gráfico e, consequentemente, sob o comportamento e escolhas do consumidor neste período. Mas então…

O que significa a escolha do Greenery como a cor de 2017?

Além da tendência de proteção ao meio ambiente, que têm se mostrado crescente – principalmente entre os jovens – o tom natural do Greenery é apresentado como significação de um novo começo, da renovação trazida pelo floração das folhagens no início da primavera – uma baita simbologia. A imersão do ser humano na vida caótica da cidade tem feito com que ele busque, cada vez mais, a natureza como uma forma de oxigenar seu sistema, e a escolha da Pantone traz à luz a importância que hábitos e atitudes “verdes” tem na vida moderna.

E então, aprovou a escolha da Pantone para 2017? 🙂