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5 características do consumidor moderno para ficar atento

5 características do consumidor moderno para ficar atento

É inegável: a era digital transformou completamente a forma de se comunicar como marca. Muito se deve ao fato de que o avanço das tecnologias propiciou uma grande mudança no perfil do consumidor. Hoje ele tem o poder de busca na palma da mão – literalmente – e tem liberdade para balancear custo-benefício, atendimento, qualidade e credibilidade antes de fazer sua escolha.

Você já parou para pensar em como a sua empresa pode se preparar para encarar esse novo consumidor que cada vez mais desafia a criatividade, toma tempo e energia, e cria novas demandas para os negócios de todos os portes? Parece uma missão impossível para os pequenos, mas não é. Hoje separamos cinco das características mais proeminentes desse novo perfil de consumidor e maneiras de conquistar a cada uma.

1- O consumidor moderno está sempre conectado
Sempre. Não importa se está no ônibus, na aula ou no consultório do dentista. A mobilidade proporcionada pela navegação multi telas trouxe a possibilidade de comprar ou interagir com a marca em qualquer lugar.

Como lidar com isso: É imprescindível construir um site completamente responsivo para sua empresa. Se quiser saber mais sobre sites responsivos, veja nosso post sobre esse tema aqui.

2- O consumidor moderno é dinâmico
E por isso, exige rapidez e agilidade em tudo o que faz online. Prioriza sites intuitivos e de navegação amigável, que lhe ofereçam uma experiência positiva após o uso/compra.

Como lidar com isso: Pensando na “arquitetura da informação” de seu site. O conceito é simples: organizar bem as informações e páginas dentro do site, para proporcionar uma navegação simples e prazerosa. Saiba mais sobre isso aqui.

3- O consumidor moderno é (muito) mais exigente
Devido a facilidade no acesso de informações sobre produtos e empresas, o consumidor agora é bem mais seletivo quanto ao que compra. Ele observa atentamente o posicionamento das marcas e a forma como ela se relaciona com os clientes passa a contar e muito.

Como lidar com isso: Aqui vale um pouco de tudo. Uma presença inteligente nas redes sociais é imprescindível. Apostar no marketing de conteúdo, produzindo textos de qualidade e que atendam a demandas dos clientes também é uma excelente aposta.

4- O consumidor moderno busca opinião de outros usuários
Antes de fechar qualquer negócio, o consumidor moderno lê críticas e avaliações, busca informações em fóruns e em comentários no Facebook da marca.

Como lidar com isso: Não esconda suas críticas negativas – saiba lidar com elas. Sempre responda a comentários em redes sociais ou sites de avaliação e tente oferecer soluções com agilidade e cortesia.

5- O consumidor moderno quer interagir com a marca
As redes sociais trouxeram as marcas para perto dos consumidores e vice-versa. Essa proximidade trouxe a possibilidade de interação entre ambos – e eles curtem isso, literalmente.

Como lidar com isso: Tenha contas em redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Instagram. E interaja! Responda a comentários, incentive curtidas e compartilhamentos.

Bônus: Lealdade
Os consumidores modernos tendem a ser leais às marcas que lhes oferecem uma boa experiência de uso ou serviço. Se você conseguir atender a todas essas demandas e garantir a satisfação do usuário, você está a um passo de transformá-lo em um multiplicador da sua marca. Incrível, não? Se você precisa de uma  ajudinha pra chegar lá, deixa com a Virgulinas que nós fazemos isso tudo pra você! 😉