fev

16
Problemas ao organizar sua produção de conteúdo? Conheça o Calendário de Pautas

Calendário de Pautas: organize sua produção de conteúdo com ele

Nem só de palavras-chave vive o marketing digital, isso não é segredo para ninguém. Já está mais do que provado que os acessos somente se convertem em real visibilidade da marca na rede se ela oferecer conteúdo em seu site. Com o nível de exigência acerca da qualidade dos textos e da frequência das postagens se tornando cada vez mais alto, a produção de conteúdo ganhou um lugar de destaque dentro das agências e departamentos de comunicação. E como sabemos que “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”, chegou a hora de botar ordem nas rotinas produtivas de redação.

Como não poderia deixar de ser, organização e planejamento são duas palavras de ordem nessa história – onde o herói possui nome e sobrenome: Calendário de Pautas, também conhecido como Calendário Editorial. Brincadeiras à parte, utilizar um Calendário de Pautas como ferramenta pode potencializar e muito a produção de sua equipe de redatores. Você pergunta: Como? A gente responde: controle.

O calendário de pautas nada mais é do que um belo cronograma, que te permite ter controle sobre tudo o que está relacionado à produção dos textos, da divisão de temas entre a equipe à data de postagem no site. É bom para o chefe, é ótimo para a equipe e é excelente para a marca do cliente. Quer mais benefícios?

Um calendário de pautas…

– Evita que você repita temas ou palavras-chave, afinal, tudo o que já foi delegado para a produção fica lá, registrado;

– Reforça a importância de cumprir os prazos; o que automaticamente…

– Melhora a frequência de postagens publicadas. Sem atrasos e com datas certas, a produção ganha mais ritmo.

– Facilita a diversificação de formatos. Com os temas expostos e dispostos ao longo do mês ou semana, fica mais fácil diversificar  a produção entre listas, artigos, vídeos e ebooks.

– Permite a exploração de datas comemorativas. Quando você sabe exatamente quando o texto será postado, você consegue utilizar as datas comemorativas daquele período, como Dia da Mulher, Dia do Advogado, e por aí vai.

E o melhor: é muito fácil de fazer. Usando como base uma planilha do Google Sheets, por exemplo, você cria um calendário simples, dividindo os temas por cliente e por data, e compartilha facilmente com seu redator. Aí é só lembrar de manter o calendário sempre atualizado e acompanhar o desenvolvimento das pautas.

Prático, rápido e extremamente eficaz. E então, vamos aderir a esta prática juntos? 😉