out

21
arquitetura-do-site_-virgulinas

Sabia que a arquitetura de um site é tão importante quanto o layout dele?

Responder a pergunta proposta pelo título sobre a arquitetura do site não é tão difícil. Após uma breve análise de seu site, você diria que qualquer um consegue navegar facilmente por ele? Apesar de ser um questionamento básico e definidor para um bom posicionamento nos buscadores, é  onde muitas empresas ainda pecam. Saber organizar o conteúdo de seu site é mais importante do que um design arrojado e atrativo. Por quê? Ao longo do post você entenderá como a arquitetura da informação é crucial para a relevância de sua empresa na rede.

Afinal de contas, o que significa “Arquitetura da Informação”?

Entende-se por Arquitetura da Informação, ou AI, a prática de organização de toda informação compreendida em um website de modo a favorecer a usabilidade das páginas nele contidas. É arquitetura por se tratar da criação e planejamento de um ambiente, mesmo que virtual.

A necessidade em pensar um site a partir da AI se dá pela preocupação em proporcionar ao usuário uma experiência positiva de navegação. Esse fato define a permanência dele em sua página e sua conversão. Para possibilitar que ele navegue com conforto, é necessário que ele encontre as informações que procura com facilidade e rapidez. Resumindo: o usuário não deve ter de pensar demais para chegar onde quer dentro de seu site.

Como a AI pode definir a relevância de sua empresa no Google

A importância de se desenvolver um site pensando na arquitetura da informação também pode ser pragmática. O principal buscador do mercado privilegia sites bem organizados para o  ranqueamento nas pesquisas. Se o robô do Google consegue navegar em um  site e entende a organização dos conteúdos dentro dele, significa que os usuários terão uma boa experiência ao utilizá-lo. Automaticamente, essa empresa estará melhor posicionada nas buscas por esse mecanismo.

Se seu site tem os menus acessíveis, o conteúdo bem distribuído e desenha um caminho claro percorrido pelo usuário durante a navegação, você tem visitantes satisfeitos. E mais, grande probabilidade de transformá-lo em clientes. Se isso não acontece, aconselhamos que você reestruture seu site rapidamente, para evitar prejuízos.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog da Virgulinas. E se você percebeu que seu site precisa de mudanças, entre em contato com a gente. 😉