nov

16
dicas para fazer um site

4 DICAS PARA DESENVOLVER UM BOM SITE

Sentiu que é hora de profissionalizar seu conteúdo online e dar um up na sua presença na internet? A Virgulinas tem quatro dicas valiosas para você – empresário, blogueiro, político, estudante ou curioso – ter um bom site. Que já fique um aviso: isso não significa ter apenas um site bonito, mas sim um site planejado e eficiente.

Conheça seu público alvo
Público-alvo do site

Definir as personas é o primeiro passo para obter sucessos em seu projeto.

 

Toda ação de comunicação depende fundamentalmente deste princípio. Como você poderia atingir as pessoas e provocar um engajamento com o seu produto online se você não sabe com quem está falando?

Por mais que sua empresa ou ação se desenvolva ao longo do tempo e mude de foco, de início é essencial ter noção do tipo de linguagem, aparência e conteúdo atraem quais tipos de pessoas. A sociedade invariavelmente é divida em grupos sociais, os quais possuem interesses, demandas e recursos específicos. Ao entrar em contato com cada um destes segmentos, é preciso levar cada aspecto em consideração.

 

Ofereça um site que se adapta à cada tipo de tela

Isto tem um nome: se chama Responsive Web Design, um conceito que resume a atitude de se responsabilizar por oferecer um conteúdo online de fácil acesso, não importa o aparelho que o usuário esteja utilizando para conectar-se. Para além de ser adaptável a telas de tamanhos diferentes, seu site deve ser acessível de maneira confortável em tablets, mobiles, desktop ou smart TVs.

Site responsivo para a Quality Tecnologia

O site responsivo criado pela Virgulinas Comunicação para a Quality oferece leitura amigável em qualquer dispositivo.

 

Vale a pena também pensar fora do convencional: uma pessoa cega, daltônica ou possuidora de especificidades físicas quaisquer serão capazes de entrar em contato com o que você produz? Será que não seria interessante também apresentar tradução para outra língua, por exemplo? Tudo isto deve ser levado em consideração segundo seu público alvo, como já mencionamos, e a abrangência em número de acessos de seu conteúdo.

 

Tenha um site dinâmico e com conteúdo relevante

Você deve sempre oferecer temáticas interessantes ao seus visitantes. E não se deixe enganar, um conteúdo de alta qualidade pode ficar para trás se não for atraente. Grandes textos sem imagens ou mal formatados tendem a ser muito desagradáveis aos olhos do leitor, especialmente em um tempo de onipresença das imagens, gifs e chamadas criativas.

Por outro lado, imagens e vídeos amadoramente produzidos, sem o mínimo de trato ou qualidade de imagem, prejudica sua compreensão. E para tanto, não é necessário o uso de equipamentos profissionais ou de alto custo. Smartphones de média faixa de preço, quando utilizados em luz adequada, podem ser o suficiente.

Conteúdo dinâmico

A Virgulinas cria conteúdos que cumprem o objetivo do planejamento de marketing , seja ele, engajar, converter em vendas…

 

A própria construção do seu site deve ser fluida o suficiente para permitir uma navegação fácil mesmo para quem não entende do mundo online. Lembre-se, mesmo depois de delimitado o grupo social que será seu maior foco, ainda devemos permitir que qualquer um consiga entrar em contato com a produção de conteúdo. O conceito chave aqui é user friendly, ou seja, o site deve se adaptar ao visitante, e não o contrário.

 

Mantenha a periodicidade e a qualidade

O mundo online funciona em um ritmo diferente do mundo impresso, televisivo ou do rádio. A periodicidade de seu site é fundamental para mantê-lo vivo. Se seu leitor percebe que você está há mais de uma semana sem novas publicações, ele perde imediatamente o interesse.

A internet exige produção de conteúdo com alta frequência, pois tudo é efêmero nesta realidade. Um assunto que esteja no topo das menções do Twitter em uma tarde já se torna irrelevante à noite ou no dia seguinte, por exemplo.

Ao mesmo tempo, isto não significa que você possa subestimar o nível de exigência de seus leitores. E é aí que mora o desafio: produzir conteúdo novo sempre, e ao mesmo tempo de alta qualidade. Você deve se preocupar em manter o interesse de seu leitor o suficiente para que ele continue a voltar ao seu site. Pense nos interesses de seu público e ele se engajará em seu conteúdo.